quinta-feira, 25 de junho de 2015

Minimalismo - Meu "Estilo de Vida"

Sabe aquilo que escutamos todo final de ano sobre o desapego e manter apenas o essencial? Pois é, vale para o ano inteiro manter um ambiente de nosso convívio diário somente com o que é necessário e com funcionalidade. O minimalismo é muito atrativo tanto pela quantidade menor de coisas, o que é positivo, como pela tranquilidade de manter a organização e a limpeza.
Tirei essa foto da varanda do meu quarto, três helicópteros sobrevoando na hora  


 "Estilo de Vida" não é muito simples falar sobre isso, já venho algum tempo em processo de mudanças de hábitos e buscando o SER e não o TER. Vivemos em um tempo que TER é associado aquela pessoa que possui muitas coisas e tem muito dinheiro. A cada dia que passa, fica mais claro pra mim que "estilo de vida"nada tem haver com dinheiro, infelizmente enquanto acharmos que o consumo é sinônimo de sucesso, vamos continuar perdendo horas preciosas de nossas vidas... É sobre isso que quero compartilhar com você. Você já ouviu falar em "Minimalismo"?  Sabe o que significa? ConceitodeMinimalismo Em outras palavras significa valorizar o que realmente importa para ser feliz, mesmo que isso signifique abrir mão de outras coisas, é muito mais que um "estilo de vida", é um entendimento que pode nos ajudar se estivermos dispostos a nos livrar dos excessos em favor de se concentrar no que é importante, encontrar a felicidade, a realização pessoal e principalmente a liberdade. 

Grande parte das mudanças acabam acontecendo na vida da gente e são consequências de algo que nos obriga a parar para refletir, isso aconteceu comigo. Quando identifiquei o que não era necessário, comecei a tomar decisões mais conscientes e isso acabou me libertando dos meus medos, das minhas preocupações, angustias e culpas. Precisei entender que meu caminho é priorizar o que me faz feliz... Eu tinha uma coleção de mais 300 cds. Um dia me perguntei, qual a razão de manter essa coleção? Eu só escuto música em aplicativos, internet e outros, porque continuar com a coleção? Além de acumular espaço e poeira (sou alérgica) não faz sentido ter apego a algo que não tem utilidade nenhuma. Quanto menos coisas inúteis eu tiver em casa, menos tempo minha faxineira vai passar limpando. Vendo assim até parece fácil... Confesso que não é nada fácil, esse processo de desapegar ou destralhar do desnecessário é reflexivo, e tenho praticando diariamente há algum tempo. Depois de me livrar das coisas que estavam paradas e sem uso há muito tempo, eu percebi que elas não me faziam falta nenhuma, e viver dessa forma eu me sinto muito mais leve, criativa e disposta para receber o novo. Espero que minha experiência ajude alguém, foi por isso que resolvi fazer esse post. Hoje confesso que depois de tantos problemas e amadurecimento, valorizo as coisas que realmente são importantes como, os gestos, a presença de pessoas e passeios são muito mais que coisas. Prefiro viajar mais, conhecer outros lugares, aproveitar a vida da melhor maneira. Não quero dizer que não preciso mais de coisas, tenho muitas ainda e tem utilidades e estão sendo usadas. 

Cada um deve levar a vida que tem vontade e nessa minha caminhada me deparei com o minimalismo, que cada vez mais tem feito sentido para minha vida. Hoje estou focada no que é realmente é importante pra mim, sinto que a cada dia mais tenho resgatado minha essência e descoberto coisas que eu nem imaginava sentir. É uma revolução e renovação de vida. Quando eu decidi fazer uma dieta de roupas (passei um ano sem comprar nada) pois eu poderia usar todas que estavam guardadas e precisavam ser usadas ou descartadas.  Estou em busca de vida com mais sentido, uma vida mais simples e consequentemente mais feliz. Trabalhar com organização é sem dúvida um desafio diário. Eu gosto de todas as etapas do trabalho que faço como Personal Organizer, a que mais me encanta é ajudar as pessoas a se livrar dos entulhos, dos excessos, das tralhas, das porcarias e lixos "físico e mental" que bloqueiam seus caminhos impedindo a passagem para uma vida melhor, para uma fase gloriosa da vida. Aprender onde MENOS é MAIS! Com esforço, criatividade e vontade de fazer sempre o melhor, procuro tornar a vida das pessoas mais suave e produtiva.

Beeeeeeeeeeeeeeijoooooos....

Paz e Harmonia, eis a verdadeira riqueza de uma família.
Benjamin Franklin

Nenhum comentário:

Postar um comentário